quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Faxina geral...


Hoje 8 de Dezembro feriado municipal em Campinas, dia calmo e morno então decidi fazer uma faxina geral, tipo aquela de final de ano. A princípio seria só de objetos, roupas e coisas guardadas que não uso mais. Entretanto, é só começar a mexer para perceber como a nossa memória e história se envereda pelos sentimentos que temos pelos cacarecos que vamos guardando pela vida afora.


Fui abrindo o armário decidida a arrumar com cuidado e separar tudo o que estava acumulado pelo tempo. Olhei de relance e percebi que não seria tarefa fácil, pois isto eu já havia tentado antes. Abri a gaveta fatal, aquela que realmente abriga lembranças e olhando é sempre inevitável, a saudade que chega de repente, trás o passado que se entrelaça com o presente. São cartas de namorados coisa de adolescência com coraçãozinho desenhado, fotografias em preto e branco que mostram o colorido de um tempo dourado, minha primeira máquina fotográfica que ganhei do meu pai, ingressos de shows dos Ramones fui em todos aqui e objetos que ganhei de presente de pessoas que tanto amo e que hoje estão ausentes.Como sempre faço, retirei tudo do lugar, limpei com cuidado e por mais que eu quisesse e desejasse, não consegui liberar o espaço.Queria realmente jogar fora algumas lembranças que me prendem ao passado, mas sinto não ser possível, pois estão guardadas na alma, e mesmo que eu limpasse a minha gaveta, de nada adiantaria, pois as lembranças estariam lá, dentro de mim e mesmo que adormecidas, continuariam fazendo parte da minha vida.

Cilnéia Felippe

9 comentários:

  1. Oi minha vizinha querida. Ah eu também guardo as lembranças. E o pior que não guardo nas gavetas. Sou bagunceira mesmo. Minha mãe vive falando q eu tenho q organizar e jogar fora as coisas velhas. Mas, p mim lembranças não são velhas, são sempre atuais, estãopresentes com a gente. Meu pai era professor. Vc acredita que eu guardo TODO o material q ele usava nas aulas. As lembranças sempre ficam no coração. Mas é sempre ter um objeto pra trazê-las a tona. Beijo linda.Já estava c saudade de vir aqui.

    ResponderExcluir
  2. Oi Neia!

    Passando por aqui para ler a história de hoje. Eu tb guardo coisas sabia? De vez em quando eu até consigo jogar algumas fora... Mas não todas, e como vc mesma disse, é impossível jogar fora a lembrança e a saudade!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Neia
    Quero sempre arrumar tudo, mas não consigo, guardo coisas, mas esqueço lembranças, apaguei de minha memoria muitas coisas boas e ruins, mas por incrivel que pareça, guardo tranqueiras, mas não ligo para coisas que são quebradas...Não adianta amiga, não me entendo, quando escrevo tento me livrar de algo que me incomoda e não sei me livrar....
    Abraços, continue a escrever sempre...
    izilda

    ResponderExcluir
  4. Ferina Izil e de outro blog que tenho, no qual tenho alguns parceiros...
    http://ferasferidas.blogspot.com/
    de uma olhada lá....
    Abraços
    izil

    ResponderExcluir
  5. Moça,

    Eu só guardo o que uso ou tenho certeza de que usarei. Houve um tempo em que guardei pequenas lembranças, mas quando saí do Brasil, me vi obrigada a jogar tudo fora. Ficaram as fotografias apenas. Hoje, de lembrança, tenho a primeira sunguinha do meu filho e o guardanapo de pano gravado o nome dele, do tempo da escolinha infantil. Guardo o macacão rosa com o qual minha filha saiu da maternidade, os dentinhos de leite e um lenço colorido, de seda, da minha mãe. O resto, guardei no fundo da alma. Às vezes, à noite, passo lá, feito agora, e revejo o passado.

    Beijos, você me proporcionou um instante agradável, obrigada!

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  6. Oi Néia brigada querida adoro ler teus comentários! Sempre tão carinhosa
    Fico feliz quando coloco poesias que agradam os leitores mais feliz ainda
    Quando o mesmo se expressão! rs em quanto os selos se você com seu mouse clicar
    Do lado do seu dedo mindinho abrirá uma janelinha escrito um monte de coisas ai você vai clicar em (SALVAR IMAGEM COMO)ai valva para suas imagens e para por no blog é só pega onde colocamos as postagens no blog mesmo depois, Diminui e coloca na coluna do lado do blog para diminuir as imagens é só clicar em cima dela ela ficara selecionada com uns quatro pontinhos em volta delas ais você puxa para o tanhanho que quiser é fácil amiga tente eu fazia isso sempre tentando ate que aprendi mais se quiser esperar pela sua filha tudo bem me desculpe se estou sendo chata é que gosto de ensinar o que aprendi rs uma ótimo dia querida fique com Deus bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que coisa linda Néia! E verdadeira é bem assim mesmo quando
    Resolvemos fazer nossas faxinas voltamos ao tempo...Lindo mesmo esse texto da Cilnéia Felippe parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Parai Néia, Cilnéia Felippe é você??
    Se for eu sou muito tonta!! rs

    ResponderExcluir
  9. Eu guardo lembranças, tantas, tantas...
    lembranças físicas, lembranças da alma.
    Outro dia achei um bilhetinho lindo na casa de minha irmã de uum menino que eu gostava (achava que já poida gostar) quando eu tinha 12 anos, foi emocionante.

    bj

    ResponderExcluir